Blog

HomePostsO Plano de Comunicação Traduz o Conceito do Negócio ?

O Plano de Comunicação Traduz o Conceito do Negócio ?

Em uma pesquisa recente que fizemos junto a empresas perguntamos qual seria o papel mais relevante da comunicação. 42,9% das respostas indicaram que seria o posicionamento institucional, 28,6% vendas, 14,3% o direcionamento da marca e outros 14,3% entendem que a comunicação serve como uma conexão entre estes pontos.

Em outra pergunta, questionamos qual seria seria a principal dor na comunicação da empresa e 42,9% responderam que seria a elaboração de um plano de comunicação e 28% trabalhar a comunicação institucional.

Esta dor fica mais relavante quando 71% responderam que tem a comunicação como parte de seu plano estratégico.

Na medida em que as empresas que responderam aos questionamentos estão inseridas em um ambiente de negócios seja de impacto, soluções de produtos sustentáveis ou de serviços entendemos que é importante focar em como pensar a comunicação institucional e o plano de comunicação.

Em primeiro lugar, vamos definir o que seria uma comunicação institucional, tomando como base uma definição extraída do Google:

Google : A comunicação institucional pode ser definida como um processo estratégico que visa transmitir a mensagem e os valores de uma organização de forma clara, coerente e consistente. É uma ferramenta que permite estabelecer uma identidade sólida e uma reputação positiva no mercado.

Quando desenvolvemos a ideia da Trilha da Bio, pensamos também em como a comunicação institucional deve ser trabalhada dentro do contexto do modelo de negócios.

Para explicar melhor, vamos usar o conceito do Circulo Dourado de Simon Sinek. O modelo do Golden Circle, criado por Sinek é uma maneira simples e ao mesmo tempo profunda de refletir sobre o propósito. O propósito seria o seu “Por quê”, enquanto o Como e o Quê entregar podem se diferenciar, conforme explicamos a seguir:

Fonte: The Golden Circle, Simon Sinek

O porque (Why) está ligado a curiosidade por observar e entender o que pode ser traduzido, no nosso caso pela bieconomia, e que se transformou em propósito com base em valores.

O como (how) será estabelecido pelo ambiente real em que o negócio está inserido e toda a complexidade que precisa ser trabalhada na bioeconomia em suas diversas linhas e que são não-lineares necessitando de experimentação, capacidade de adaptação e parcerias em rede. O modelo de negócio que procuramos ajudar empresas a explorarem/revisarem será o reflexo de tudo o que envolve o como fazer;

Por fim, o que (what) se entrega é o resultado deste alinhamento apoiado por um processo de gestão e traduzido em negócios rentaveis e com impacto de beneficios para o meio-ambiente e para a sociedade com base em metas estabelecidas.

A comunicação institucional, portanto, deve não só explicar o propósito traduzido na identidade como o que está sendo entregue através de uma mensagem coerente e estar alinhada ao Circulo Dourado.

Fonte: Própria baseada no Circulo Dourado de Simon Sinek

Entretanto, é preciso olhar para o relacionamento com os stakeholders (as chamadas partes interessadas) porque estes vão ajudar a passar a mensagem institucional adiante.

Como pensar, então, a definição de seu modelo de negócio ou como revisa-lo, qual a melhor gestão e como a comunicação te ajuda a trabalhar o mercado ?

É preciso primeiro ter clareza do conceito e dos valores que quer passar. A comunicação é contada para passar a sua história e os benefícios que quer transmitir para a sociedade ou para o ambiente aonde se propõe a criar impacto.

A partir do momento em que a empresa se reconhece nos desafios organizacionais e nos problemas a serem resolvidos, tendo questionado se seus propósitos são coerentes com o seu negócio, ela pode pensar na mensagem chave.

Para trabalhar a comunicação instititucional, é preciso, deste modo, observar as seguintes questões fundamentais:

  • A empresa entende os limites ambientais e sociais e desenha seus negócios dentro dele ?
  • A comunicação reflete uma visão conjunta do papel em um sistema ?
  • Como manter a comunicação pensando no futuro ou onde ela quer estar lá na frente e de que forma ela se mostrará sustentável diante de novos padrões sociais e ecológicos ?

Voltando as definições do Google, o que é definido como Futuro ? Futuro é uma palavra que veio do latim, futurum, e que significa “o que ainda não foi”, “o que ainda está por acontecer”.

Em termos práticos, o futuro está não só nos sinais que podem ser observados nas fronteiras do ambiente em que está envolvido mas também no que é criado a partir de padrões estabelecidos no presente.  

Neste sentido, podemos ampliar ainda mais  papel da comunicação institucional como de passar as visões e valores da empresa mas de forma objetiva e projetando o futuro.

A proposta da Trilhas da Bio é trabalhar a  comunicação institucional e prepara-la através do  canal mais apropriado para passar a sua mensagem chave com um olhar aprofundado para a complexidade do negócio e do ambiente.

Author: